Minicurso Auta de Souza in verso e (re) verso

Este é o minicurso será administrado por Pedro Fernandes de Oliveira Neto, aluno do curso de Letras/Língua Portuguesa, a partir de quarta-feira, dia 04 de dezembro, durante a XIV Semana de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

*

Auta de Souza nasceu em Macaíba (RN) em 12 de setembro de 1876. Filha de Eloy Castriciano de Souza e Henriqueta Leopoldina de Souza e irmã de dois políticos e intelectuais, Henrique Castriciano e Eloy de Souza, aos 14 anos apareceram os primeiros sinais da tuberculose, obrigando-a a abandonar os estudos e a iniciar uma longa viagem pelo interior do Rio Grande do Norte em busca da cura.

É uma das autoras potiguares que mais ficou conhecida fora do estado. Sua poesia, de um romantismo ultrapassado e com leves traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando, sempre muita emoção e interesse, e foi fartamente incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas.

A peregrinação pela cura da doença descoberta na adolescência não surtiu efeito e Auta de Souza morreu quando só tinha 24 anos. Deixou escrito apenas um livro de poemas que foi publicado um ano depois da sua morte: Horto.

*

O minicurso se propõe a uma breve discussão em torno de aspectos literários e biográficos de Auta de Souza, sobre o seu fazer poético, ressaltando a importância de sua obra para a Literatura Potiguar; em linhas gerais, quer promover discussões que instiguem a construção de novos pesquisadores/leitores sobre sua obra.

As inscrições para este minicurso devem ser feitas na secretaria do curso de Letras, na Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte mediante pagamento de taxa simbólica de R$5,00.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Clarice Lispector, entrevistas

A criação do mundo segundo os maias

Palmeiras selvagens, de William Faulkner