A eternidade de um enigma (notinhas)


Cena de Capitu.

1. Hoje, depois de ir a livraria tive contato com um belíssimo trabalho impresso. É um catálogo de imagens da minissérie Capitu, do mesmo diretor de Os Maias e A pedra do reino, Luiz Fernando de Carvalho. Estão lá sua metodologia de trabalho que inclui uma imersão dos atores e técnicos nas obras literárias.

2. O livro é dividido em duas partes, e se apresenta o processo de preparação dos atores e a história filmada de um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Dom Casmurro, também vem regado de imagens com tratamento especial da fotografia típica do seriado.

3. Durante dois meses os atores e a equipe técnica se reuniram semanalmente e assistiram palestras sobre a obra de Machado de Assis - Sergio Paulo Rouanet, Daniel Piza, Maria Rita Kehl, Luiz Alberto Pinheiro de Freitas, Carlos Byington, Edmilson Martins Rodrigues e Gustavo Bernardo. Os textos dessas palestras é o que compõe a primeira parte do livro e ajudam o leitor a entender todas as nuances desse fabuloso romance.

4. Na segunda parte, depois de uma introdução do diretor, as imagens da minissérie e o texto do próprio Machado formam quase que uma fotonovela e contam visualmente a famosa história de amor e ciúme de Bento e Capitu. É uma edição de colecionador. Entretanto, o leitor não pode deixar de ler o Dom Casmurro, do próprio Machado. Digamos, que o Capitu-livro seja um complemento ao trabalho já brilhante da narrativa machadiana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A religiosidade clandestina de Hermann Hesse

Água viva, de Clarice Lispector

Pablo Neruda: o que não dá mais para ocultar

Apontamentos sobre alguns textos curtos de Tolstói

Boletim Letras 360º #231

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

Quando Borges era Giorgie

A filha perdida, de Elena Ferrante

Gostamos de causar danos (com o grande romance estadunidense)

Jane Austen: casamento e dinheiro