Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2009

Das misérias humanas

Por Pedro Fernandes


Quero relatar um episódio que não sei onde o colocaria na estante dos episódios, desses que frequentemente acontecem conosco, mas creio que fica bem no setor daqueles episódios que por baixo se escreve "Das misérias humanas". Também não sei o misto de sentimentos que me passou ponta a ponta pela cabeça no momento em que ocorreu o dito fato - se pena, se tristeza, se... O fato é que na saída de um sebo, certo dia, dia daqueles escolhidos para peregrinação em sebos, pedi a uma camelô, um copo de água, que ainda, apesar dos altos e baixos da economia, se é vendido a cinquenta centavos. Revirei minha mochila e catei os centavos que tinha. Quarenta e cinco no total. Não tomei cara emprestado e joguei com a vendedora: - Aceita os quarenta e cinco ou quer tirar de dez? Ela devolveu-me as moedas: - É melhor tirar de dez. É... E dizem por aí os economistas que o dinheiro anda curto. Não para aquela vendedora. Dei os dez, recebi o trocado e saí matutando, modo de f…

Diário Pedagógico - página 02: A equipe

Por Pedro Fernandes
Na sala que estive do 9o. ano, estava na parede: 
A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, X, W, Y, Z.

Fui introduzido a reunião em 18 de fevereiro de 2009, quando do último dia do que a Secretaria de Educação do Município chamou de Semana Pedagógica. Não revelarei nesta série, pelo menos a princípio, os nomes dos locais e das pessoas envolvidas nos fatos. Se estou tornando uma realidade à vista alheia, acho que me resta um pouco de ética em preservar esses nomes, ainda que isso se trate de um esboço de relato-denúncia. Basta que o leitor saiba que as ações a que me refiro neste e noutros textos desta série decorrem na única escola da zona urbana do município que está a 45km, aproximadamente, da capital do Estado e está situado geograficamente no que se chama de região do mato grande.

Apresentados os lugares voltemos à reunião de 18 de fevereiro de 2009. Não sei quais os objetivos a que se prestavam os que ali estavam reunidos, mas pelo corre…