Dois novos momentos para a agenda




Por ocasião do Ciclo de Minicursos do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN) Pedro Fernandes esteve, entre os dias 13 e 14 de maio de 2010 ministrando o minicurso Arquitetura do romance: tópicos para um estudo. "As discussões me foram muito rentáveis. Tanto que estudo a possibilidade de ampliar a ideia e fazer um curso nesse sentido, só que com mais tempo de estudo", diz o pesquisador. Mas, enquanto a oportunidade não chega o Letras in.verso e re.verso, editado por Pedro, notifica aos visitantes e transeuntes desse espaço de mais dois outros momentos acadêmicos propostos por ele.

O primeiro trata-se da uma inserção num evento em que ela trabalha na sua construção: o VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, que este ano será sediado, entre os dias 11 e 13 de agosto, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros. "Sobre este evento já comuniquei por aqui, neste espaço". O colóquio é um evento itinerante que tem rodado o país inteiro por cidades como São Paulo, Campina Grande (PB), São Luís do Maranhão (PI) etc. e agora vem a Pau dos Ferros (RN).

"Nesse evento, dentre a listagem já disposta de minicursos, oficinas e grupos de trabalho (GTs) estão duas propostas para as quais chamo atenção, principalmente aos amantes leitores e estudantes de literatura. Tratam-se do grupo de trabalho O texto e a leitura literária em sala de aula: relações entre literatura e ensino, que será comandado por eu e a minha orientadora no mestrado, a professora Dra. Maria Edileuza da Costa, e do meu minicurso Sobre literatura e seus usos práticos" - lembra Pedro.

"O segundo momento trata-se da sétima edição do tradicional evento das letras no Oeste potiguar, a Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, SELLP, que no ano de sua sétima edição, passa a sediar também o I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, CNELL. Este evento, que também já foi comentado por aqui, terá espaço para outro momento meu, que é o minicurso Diagnósticos do presente em José Saramago, Jorge Reis-Sá e Chico Buarque. Notifico da importância, aos que se decidirem em participar deste minicurso no CNELL que são as leituras dos textos Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez, de José Saramago, Benjamim, Leite derramado, BudapesteEstorvo, de Chico Buarque e O dom, de Jorge-Reis Sá."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco livros para conhecer a obra de William Faulkner

Os melhores diários de escritores

Essa estranha instituição chamada literatura: uma conversa com Jacques Derrida

Lolita, amor e perversão

O conto da aia, o pesadelo de ser mulher numa teocracia

Os ventos (e outros contos), de Eudora Welty

O primeiro conto de Ernest Hemingway

Há muitos Faulkner

Kazuo Ishiguro, Prêmio Nobel de Literatura 2017

Boletim Letras 360º #239