Tropa de Elite 2, de José Padilha

Por Pedro Fernandes



Já não havia ido bem com a cara do primeiro. E desse segundo então, me perdoem os milhões de expectadores que já foram ao cinema e aplaudiram o Capitão Nascimento, não gostei mesmo. Tropa de Elite 2 assume uma face daquilo de pior que podemos ser - a face do embrutecimento dos corpos e da substituição do humano por androides de carne, osso, arma e violência.

Não que se trate de um filme de apologia à violência, mas é um filme que extrapola o limite do homem como homem e isso é ruim. E não venha me dizer que o que se vê nele é o retrato real daquilo que se tornou o Brasil, sobretudo o Rio de Janeiro. Nem sempre o real é aquilo que se vê e o Tropa de elite 2 mais me pareceu uma encenação do itinerário da violência que está diariamente estampado nos telejornais. Parece que depois de aprendermos a filmar favelas e tiras estamos fadado a esse círculo.

Assisti ao filme ainda na sua estreia. Sessões lotadas. E tanto é o público que o filme ainda se agarra na maior parte das sessões ainda em cartaz. Mas toda essa fúria do público pela obra de José Padilha tem justificativa: o público brasileiro para cinema ainda é tão imaturo quanto o Tropa de elite 2. E mais: trata-se de um filme que explora e muito (e lembro aqui do Chico Xavier) os recursos para novela das oito.

Acho que a ideia de crítica social - que talvez fosse o interesse do diretor do filme - perde-se no meio do caminho e acaba ficando em segundo plano. Não havemos de negar que a produção dessa segunda edição em relação a primeira é irretocável. Nesses termos, Tropa de elite 2 pode ser colocado no rol dos grandes filmes nacionais. Mas é só.

A profundidade da obra, principalmente quando se adentra no cenário político nacional, é por demais teatralizada. O aplauso fica apenas para o Wagner Moura que sai da caricatura ocupada no primeiro filme e nesse segundo é ele o próprio Capitão Nascimento, mesmo que com a marca de um power ranger. Esse, vai para aquela lista de Alguns dos filmes não brilhantes mas que carecem de um comentário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Palmeiras selvagens, de William Faulkner