Románico Digital


Vista frontal da Igreja de Santa Coloma. O portal Románico digital reúne mais de 60 mil imagens de monumentos europeus datados dos séculos XI e XIII.


É este o nome de uma plataforma eletrônica posta on-line por esses dias. Románico digital pretende ser o maior portal na web especializado em arte europeia do século XI ao XIII. Disposta gratuitamente, já abarca um total de mais de 60 mil fotografias e informações sobre mais de 4 mil monumentos da Península Ibérica. As informações dão contas da história, detalhes, localizações e mapas. 

Románico digital é fruto de um projeto chamado Centro de Documentação de Arte Românica, criado pela fundação espanhola Santa María Real e seu objetivo é o de fomentar o estudo da arte e das formas de vida no período e cumpre ainda a missão (grandiosa) de alertar para o perigo de degradação desses monumentos. 

A Fundação Santa María Real é, conforme a sua Carta de Fundação, datada junho de 1994, uma instituição sem fins lucrativos e tem seu sede no Monastério de Santa Maria Real de Aguilar de Campo, Palência.

Além da página na web, o projeto tem abrigo ainda numa fan page do Facebook.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A religiosidade clandestina de Hermann Hesse

Água viva, de Clarice Lispector

Pablo Neruda: o que não dá mais para ocultar

Apontamentos sobre alguns textos curtos de Tolstói

Boletim Letras 360º #231

O Bovarismo como pedra de toque na obra de Lima Barreto

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

A filha perdida, de Elena Ferrante

Fama e preconceito

Gostamos de causar danos (com o grande romance estadunidense)