Livro Poesia Clandestina será lançado no próximo dia 14 de março


Há iniciativas que carecem de apoio à divulgação não pelo ideia presa do termo "carência", mas pela qualidade do trabalho. É assim com essa ideia que levo adiante no post de hoje do Letras in.verso e re.verso. O poeta, contista, cronista, romancista, jornalista, editor e outras tantas qualidades profissionais, Mário Gerson, que conheço já de longa data e já até postei uma nota aqui no blog sobre um projeto que ele conduz com outros poetas mossoroenses chamado Movimento Novos Poetas, prepara um largo passo dessa empreitada que tem feito balbúrdia - e boa balbúrdia - no universo literário do Rio Grande do Norte, em parceria, é claro, com outros projetos conduzidos por ele, como o jornal cultural CLANDESTINO, que foi reconduzido ao lugar devido e hoje caminha com fôlego novo e respira da escrita de profissionais e amadores da palavra. O que, volto a dizer, é qualidade divulgável, sabendo eu, dos entraves midiáticos e financeiros para projetos desse quilate em terras de papa jerumim. Não apenas isso, mas pelo a ideia é boa porque é independente, prima pela qualidade artística e se pauta por um tipo de mídia que por aqui não existem. Já disse noutros momentos que o Rio Grande do Norte talvez seja o único estado da federação em que os meios de comunicação simplesmente ignoram os artistas de seu lugar e não dispõe de uma página sequer a esse público. Talvez esteja aí o resultado da falência de muitos. Chegará o dia, creio, que vender miséria, politicagem e desgraça não dará mais lucro aos jornais. Ah, se vai!


(press release)


O jornal cultural e literário CLANDESTINO lançará, no próximo dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, sua primeira antologia poética, intitulada Poesia Clandestina, com poemas de Camila Paula, Ellen Dias e Samuel Paiva.

A obra, que recebe o selo do jornal em co-edição com a editora Queima-Bucha, será lançada às 20h, na Biblioteca Ney Pontes Duarte, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, 14 de março. “Este livro representa um momento importante para a poesia local. Representa, também, a renovação das vozes poéticas da cidade. É a primeira vez que o jornal CLANDESTINO investe em uma publicação e com selo próprio, em co-edição com a editora Queima-Bucha”, esclarece o editor-fundador do CLANDESTINO, jornalista e poeta Mário Gerson.

A primeira antologia poética do jornal é fruto de publicações esparsas dos jovens autores no blog do Movimento Literário Novos Poetas, criado a partir da união de cinco autores locais. “A antologia é o primeiro passo para as Edições Clandestino, selo referente ao jornal, que a partir de agora começará a publicar os seus próprios livros”, destaca Mário Gerson.

Segundo ele, as comemorações do CLANDESTINO referentes ao Dia Nacional da Poesia contarão com um bate-papo literário com Ellen Dias, Samuel Paiva e Camila, além de apresentação da banda Negantonho e dramatização da Cia. Escarcéu de Teatro e recital. “Vamos comemorar o Dia Nacional da Poesia, a importante data que nos faz lembrar Castro Alves, com debates e recital. É uma forma de enriquecermos a literatura, falando sobre o fazer poético, sua natureza, suas nuances, seus labirintos”, frisa.
 
  
Os autores – Camila Paula é natural de Mossoró. Formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde atualmente faz mestrado em Educação.

Ellen Dias é jornalista graduada pela Uern. Atua no mercado desde 2009 e passou pelas equipes de reportagem da TV Mossoró e do Jornal de Fato.  Apaixonada por cinema, música e literatura. Adora gatos. Faz parte do grupo Alterna Comunicação, atuando com produção e direção de vídeos. Escreve poesia desde os 15 anos, começou por hobby, e assim o faz até hoje. Mais publicações em seu blog pessoal

Já o poeta Samuel Paiva é natural de Rafael Godeiro. Desde 2009 publica os mais variados tipos de produções literárias no blog pessoal e tem poesias publicadas no jornal GAZETA DO OESTE.


Comentários

Mário Gerson disse…
Pedro, mais uma vez venho aqui agradecer, sensibilizado, a sua demonstração de carinho e o seu empenho, também, em divulgar o trabalho dos poetas do RN. Muito grato, meu amigo e vamos em frente.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574

Dalton por Dalton