Rol da feira, o novo livro de Márcio de Lima Dantas

Por Pedro Fernandes

Capa da edição de xerófilo
Quem aportou por aqui há algum tempo já está familiarizado com o nome de Márcio de Lima Dantas. Isso porque na segunda edição do caderno-revista 7faces demos a conhecer o ensaísta, com um texto sobre a obra do poeta Jorge Fernandes, então homenageado (ver o final desta post).

Na edição seguinte, publicou-se um encarte com um inédito do poeta, xerófilo; já por essa época, sondamos também por aqui sobre outro inédito intitulado Rol da feira, que era o encarte pretendido. Esperaríamos um ano para tê-lo, ofertado pelo próprio Márcio, para publicação no mesmo formato do anterior.

O leitor encontrará aí um conjunto de 23 poemas que do ano em que tive contato até agora passou, certamente, por um crivo trabalhista dado por todo poeta que tem na palavra seu ofício. Isso porque havia na edição que julguei pronta há um ano alguns textos que não localizei nessa edição que sai agora ou mesmo o exercício de revisão de outros.

Não me canso de dizer, sem quaisquer demagogias ou paparicagem crítica, porque como não gosto disso, também não sou disso, e nem tenho motivos para tanto, que Márcio de Lima Dantas é um dos nomes mais proeminentes da cena literária potiguar, quer a crítica empoleirada ache isso ou não.

Evidente que o Rio Grande do Norte tem hoje uma safra muito boa de comprometidos com a palavra e quem me lê poderá ter percebido algumas das minhas predileções; e há muitos nomes que conheço e ainda não torneio público que são importantes no que se refere a ampliação da tradição poética que já temos.

Meu interesse pela poesia de Márcio nasce no mesmo período em que estava tendo contato com esses e outros nomes já carimbados nessa cena literária. Foi do contato com Metáfrase, como assinalei no meu texto "O inédito de Márcio de Lima Dantas", publicado no caderno Expressão, do jornal Gazeta do Oeste, guiado pelo também poeta Mário Gerson.

Basta esperar a segunda-feira (30) para ler encartada a edição n. 5 do caderno-revista Rol da feira para entender com mais clareza do que estou falando.

Ligações a esta post:
>>> Leia sobre xerófilo 
>>> Pode assistir o booktrailer para xerófilo
>>> A edição de xerófilo está online aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574

Dalton por Dalton