III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP)


Eduardo Lourenço
Este ano, o Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) acontece de  15 a 17 de outubro de 2012, no Teatro Alberto Maranhão, no bairro histórico da Ribeira em Natal/RN e na Academia Norte-Riograndense de Letras.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Academia Norte-Riograndense de Letras. O evento já se realiza desde 2010, quando teve sua primeira edição no mesmo local em que será sediado este ano. O segundo Encontro, que ocorreu ano passado, foi sediado na Academia Norte-Riograndense de Letras.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line (aqui) ou presencialmente na Funcarte, situada à avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta.

A programação deste ano é marcada por vários pontos altos como as presenças de escritores como Eduardo Lourenço, Inês Pedrosa e o moçambicano Mia Couto, que vem a Natal pela segunda vez. 

Tudo começa já pelas 14h, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 15 de outubro de 2012, quando se dá a solenidade de abertura seguida de conferências sobre Literatura Infantil com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e palestras de Bia Bedran, Toni Tcheka e Juliano Freire. No mesmo dia será aberta a exposição "Brasil: origens do futebol arte", da artista plástica Ana Selma e a mostra fotográfica com imagens de Natal preservadas no acervo da Funcarte.

É na primeira noite, pelas 19h30, que se realiza na Academia Norte-Riograndense de Letras a conferência com Eduardo Lourenço.

Inês Pedrosa

No segundo dia, 16 de outubro de 2012, será realizada conferência com a escritora e atual presidenta da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa. Isso pelas 10h. O local dessa conferência ainda não foi divulgado.

Às 14h, no Teatro Alberto Maranhão recomeçam os trabalhos com uma segunda rodada de conferências puxando pelo tema Literatura e Futebol com Roberto Da Matta, Ondjaki, João Moreira e Alex Medeiros. Logo em seguida, apresentação do espetáculo “Teia” com o Ballet da Cidade do Natal e show da cantora Liz Rosa.

No último dia, 17 de outubro de 2012, conferência com o tema “Novas literaturas de expressão portuguesa” com Ondjaki e Germano de Almeida. Isso também pelas 10h, em local ainda por definir.

Mia Couto
Às 15h, no Teatro Alberto Maranhão uma terceira rodada de conferências com o tema Literatura Oral e Tradicional com Mia Couto, Paloma Amado, Germano Almeida e Ana Maria Cascudo. Em seguida, apresentação do Folia de Rua em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado e show da cantora Camila Masiso.

O escritor Mia Couto fará uma sessão de autógrafos pelas 19h30. O local onde acontecerá essa atividade também não foi divulgado.

As informações são do site do evento, coletadas em 16 de setembro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A religiosidade clandestina de Hermann Hesse

Água viva, de Clarice Lispector

Pablo Neruda: o que não dá mais para ocultar

Apontamentos sobre alguns textos curtos de Tolstói

Boletim Letras 360º #231

O Bovarismo como pedra de toque na obra de Lima Barreto

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

A filha perdida, de Elena Ferrante

Fama e preconceito

Quando Borges era Giorgie