III Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP)


Eduardo Lourenço


Este ano, o Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) acontece de  15 a 17 de outubro de 2012, no Teatro Alberto Maranhão, no bairro histórico da Ribeira em Natal/RN e na Academia Norte-Riograndense de Letras.

A iniciativa é da União das Cidades Capitais Luso-Afro (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e da Academia Norte-Riograndense de Letras. O evento já se realiza desde 2010, quando teve sua primeira edição no mesmo local em que será sediado este ano. O segundo Encontro, que ocorreu ano passado, foi sediado na Academia Norte-Riograndense de Letras.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line (aqui) ou presencialmente na Funcarte, situada à avenida Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta.

A programação deste ano é marcada por vários pontos altos como as presenças de escritores como Eduardo Lourenço, Inês Pedrosa e o moçambicano Mia Couto, que vem a Natal pela segunda vez. 

Tudo começa já pelas 14h, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 15 de outubro de 2012, quando se dá a solenidade de abertura seguida de conferências sobre Literatura Infantil com Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e palestras de Bia Bedran, Toni Tcheka e Juliano Freire. No mesmo dia será aberta a exposição "Brasil: origens do futebol arte", da artista plástica Ana Selma e a mostra fotográfica com imagens de Natal preservadas no acervo da Funcarte.

É na primeira noite, pelas 19h30, que se realiza na Academia Norte-Riograndense de Letras a conferência com Eduardo Lourenço.

Inês Pedrosa


No segundo dia, 16 de outubro de 2012, será realizada conferência com a escritora e atual presidenta da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa. Isso pelas 10h. O local dessa conferência ainda não foi divulgado.

Às 14h, no Teatro Alberto Maranhão recomeçam os trabalhos com uma segunda rodada de conferências puxando pelo tema Literatura e Futebol com Roberto Da Matta, Ondjaki, João Moreira e Alex Medeiros. Logo em seguida, apresentação do espetáculo “Teia” com o Ballet da Cidade do Natal e show da cantora Liz Rosa.

No último dia, 17 de outubro de 2012, conferência com o tema “Novas literaturas de expressão portuguesa” com Ondjaki e Germano de Almeida. Isso também pelas 10h, em local ainda por definir.

Mia Couto


Às 15h, no Teatro Alberto Maranhão uma terceira rodada de conferências com o tema Literatura Oral e Tradicional com Mia Couto, Paloma Amado, Germano Almeida e Ana Maria Cascudo. Em seguida, apresentação do Folia de Rua em homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado e show da cantora Camila Masiso.

O escritor Mia Couto fará uma sessão de autógrafos pelas 19h30. O local onde acontecerá essa atividade também não foi divulgado.

As informações são do site do evento, coletadas em 16 de setembro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #576

Boletim Letras 360º #575

Seis poemas-canções de Zeca Afonso