Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2012

Livro Poesia Clandestina será lançado no próximo dia 14 de março

Imagem
Há iniciativas que carecem de apoio à divulgação não pelo ideia presa do termo "carência", mas pela qualidade do trabalho. É assim com essa ideia que levo adiante no post de hoje do Letras in.verso e re.verso. O poeta, contista, cronista, romancista, jornalista, editor e outras tantas qualidades profissionais, Mário Gerson, que conheço já de longa data e já até postei uma nota aqui no blog sobre um projeto que ele conduz com outros poetas mossoroenses chamado Movimento Novos Poetas, prepara um largo passo dessa empreitada que tem feito balbúrdia - e boa balbúrdia - no universo literário do Rio Grande do Norte, em parceria, é claro, com outros projetos conduzidos por ele, como o jornal cultural CLANDESTINO, que foi reconduzido ao lugar devido e hoje caminha com fôlego novo e respira da escrita de profissionais e amadores da palavra. O que, volto a dizer, é qualidade divulgável, sabendo eu, dos entraves midiáticos e financeiros para projetos desse quilate em terras de papa jer…

Gabriel García Márquez

Imagem
Nascido em 1928, em Aracataca, cidadezinha ao norte da Colômbia, foi criado ao lado do seu avô materno Nicolás Ricardo Márquez Mejía, então coronel da guerra civil colombiana de início do século passado. Estudou em colégio jesuíta, depois da morte dos avós, quando foi morar com os pais em Barranquilha. Iniciou, já em Bogotá, mas abandonou devido a necessidade de trabalho o curso de Direito. Pela época tornou-se correspondente jornalístico; viveu em Roma, Paris, Nova Iorque, Barcelona e México, sempre devido a profissão que exerceu com o amor que nutriu, desde sempre, pelas letras.
Escreveu uma quantidade significativa de obras literárias, algumas, pérolas da literatura universal, mas se consagrou com Cem anos de solidão, que é, talvez, sua obra mais conhecida e acusada por alguns críticos como a que mais se aproxima de um modelo de estado comunista.

A cidade misteriosa de Macondo, onde se desenvolve as ações nessa obra, estaria, não colocando eleições diretas para um representante do…