Postagens

Mostrando postagens de Março 12, 2012

Dia da Poesia

Imagem
Já comentei aqui, o ponto alto do Dia da Poesia em Mossoró; divulgo agora as movimentações em Natal no próximo dia 14 de março de 2012:

Momento 1 Uma homenagem aos 45 anos do Poema Processo com um bate-papo com alguns dos nomes que fizeram parte desse importante movimento literário, tais como Falves Silva, Anchieta Fernandes e Jota Medeiros, em conversa mediada por Dácio Galvão. Após a conversa, exposição de livros e obras do Poema Processo e coquetel de lançamento dos livros PROJETO 45, de Falves Silva, e AORIGEM DIÁGORA, de Jota Medeiros. O evento terá lugar no Auditório B do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir das 9h e é coordenado pela Professoa Cellina Muniz.
Momento 2 Uma homenagem ao poeta Othoniel Menezes na passarela da Fortaleza dos Reis Magos (programa muito parecido com o do ano passado, mas...). O evento começa a partir das 8h30min da manhã.
Momento 3 Um show de Jorge Mautner - um dos principais nomes…

Augusto dos Anjos

Imagem
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Sou incapaz de ter certeza sobre, mas tenho comigo a convicção de que estes versos - íntimos - atentem ao adjetivo - íntimos - são, juntamente, com Tinha uma pedra no meio do caminho/ No meio do caminho tinha uma pedra, de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais conhecidos entre os brasileiros que ainda tenham um fio parco de memória literária. Aliás, nem tanto literária assim, porque de outra coisa posso ser incapaz de ter certeza, mas tenho comigo mais convicção que a anterior, que os brasileiros são destituídos desse tipo de memória. É uma memória popular, mesmo. Porque tais versos já se infiltraram na língua falada do povo, como de muitos outros poetas. A afirmativa é polêmica e certamente merece ser tratada como tal noutro momento que não este. 
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, …