Postagens

Mostrando postagens de Maio 4, 2012

Revista Trevo ou a sorte de termos mais um espaço on-line sobre Literatura

Imagem
Sempre sou entusiasta de propostas que tenham como escopo as artes, sobretudo, a literatura. Não é novidade isso. Foi assim quando soube da criação da Cruviana, depois da criação da Macondo. E, não seria diferente com a ideia que tive conhecimento recentemente: a da Revista Trevo. Em contato com a equipe organizadora, recebi um press release sobre a ideia e o andamento da montagem do novo meio.
A ideia é conjunta dos jornalistas Thiago Kaczuroski e André Toso, e do designer Lex Designo. A revista será um periódico digital especializada em textos de ficção com versões para computador, tablet, kindle e outros meios. Trata-se de um periódico independente, sem quaisquer vínculos comerciais funcionando no mesmo esquema que o caderno-revista 7faces, por exemplo, ideia da qual sou editor: "a revistta precisa de textos legais para se manter viva, e é uma forma de divulgar o trabalho de novos autores. Eles podem distribuir a revista como quiserem" - explica a nota encaminhada pelos …

Ler a Odisseia (Parte IV)

Imagem
Como determinadas leituras vão esclarecendo detalhes de um texto aparentemente tão simples quanto a Odisseia! Entendam-me, não estou aqui servindo de advogado do Diabo ao dizer de uma simplicidade do texto homérico, mas estou me guiando aqui pelo princípio cunhado pelo escritor português António Lobo Antunes, que atribui à forma de narrar o elemento mais significativo na composição do edifício do texto narrativo. Já outro português, José Saramago, terá dito a certa altura que 90% dos grandes textos literários são linguagem.
As aventuras condicionadas a Ulisses tem sua origem no meio popular. E o seu itinerário, apesar do distanciamento oferecido pelo narrador – diferentemente de romances modernos em que o narrador promove uma verdadeira imersão no interior psíquico da personagem, na Odisseia, o narrador põe-se como mero relator das peripécias do herói – é capaz de nos levar a conhecer um tanto do perfil pessoal de Ulisses a ponto de entendê-lo como revelador de determinados traços hum…