Postagens

Mostrando postagens de Maio 21, 2012

Esquecer Saramago

Imagem
Quando, no ano em que desenvolvi um largo contato com artistas plásticos para uma releitura da obra de José Saramago a partir dessa arte tão mais complexa ou quanto a literária não imaginaria que em algures se dava a criação de um trabalho de tamanha beleza como este que dei conhecimento por esses dias e contava as horas para postar alguma coisa sobre aqui no hotblog. Chegou a data.  E vou dá mais crédito a algumas imagens do que às palavras, porque elas falam - e como (!) - o que se é necessário ouvir sendo que o caminho percorrido é outro, o da visão.
Esquecer Saramago é o título de uma obra coletiva conduzida pela Palavrão - Associação Cultural e busca uma relação entre texto e imagem compondo um extenso mosaico para uma releitura da obra do escritor português. Compõe-se de doze projetos de artistas plásticos, que buscam no ritmo dos textos saramaguianos o embalo para as imagens. O trabalho também deu origem a uma exposição sob curadoria de Mário Caeiro, aberta esta semana.




Ligações…

Sim, ele está na moda

Imagem
No ano em que parte significativa do espólio de James Joyce foi disponibilizado na web, o autor parece que definitivamente entra na moda do meio literário brasleiro, o que não quer dizer que tenha o escritor de Ulisses caído no gosto dos leitores. Mas, ao menos até junho, mês de celebração do Bloomsday, a obra sua terá certo crédito por aqui. E tudo começa nesta semana quando se anuncia a chegada às livrarias da nova tradução do clássico Ulisses. Traduzido por Caetano Galindo, o livro chega pelo selo Peguin:Companhia, da Companhia das Letras.

Depois, chegará pela editora Hedra, que prevê a segunda quinzena de junho, "Stephen Herói", livro inacabado de James Joyce e ainda inédito em terras tupiniquim. Stephen Herói tem como personagem central o alter ego do escritor irlandês, Stephen Dedalus, que aparece em Um retrato do artista quando jovem e no próprio Ulisses. A tradução do material foi encomenda a José Roberto O'Shea. Antes, do inédito, chega também pela Hedra, Dubli…