Postagens

Mostrando postagens de Agosto 7, 2012

Escritores insatisfeitos e um inédito de Nabokov

Imagem
Como sofrem os escritores nas mãos dos editores! Sejam os de editores de fundo de quintal, sejam os de editoras cinco estrelas, todos têm um grave defeito que é não compreender, muitas vezes, o gosto exigente (e quase sempre exótico) de quem está publicando seu livro.

Há aqueles escritores que não estão nem aí porque acreditam que tudo o que sabem fazer é só mesmo escrever, mas, atentemos, fazer um filho de tinta e papel tem seus trabalhos para outros que estão longe apenas da briga corriqueira com as palavras. Sim, e entram a dar pitacos sobre formas de capa, tipografia, editoração e por aí vai. 
Quando por ocasião do especial sobre Carlos Drummond de Andrade, publicamos aqui um fôlder que traz no seu rol de imagens um desenho criado pelo próprio poeta para o que seria a capa de seu livro Lição de coisas. O editor José Olympio acatou ipseris literis e fez a capa dentro das linhas do desenho. 

Agora, foi disponibilizado algo parecido, que aconteceu a Jack Kerouac com a publicação de …

Vídeo com imagens (únicas) de Mark Twain

2010 foi ano do centenário de Mark Twain. Até falamos aqui, na coluna Os escritores sobre. Agora devemos voltar ao escritor estadunidense porque o Flavorwire descobriu - o que não será novidade para muitos porque foi lançado na web naquele ano do centenário - um vídeo com filme mudo no qual o protagonista é ninguém menos que Twain. 
Nele, damos com o escritor em seu terno costumeiramente branco passeando pelo terreno de sua casa, fumando charuto, tomando chá com as filhas e o olhando (abismado, será? tal qual o César Vallejo, em captura única, aqui, ó) para a câmera de Thomas Edison. Isso em 1909. Ah! Pelo visto eu tinha razão na postagem sobre o Vallejo, ninguém está imune às lentes da mídia, nem os mortos. Vê aí abaixo.