Postagens

Mostrando postagens de Outubro 15, 2012

Letras in.verso e re.reverso na segunda fase do Prêmio TOPBLOG 2012

Imagem
O Letras amanheceu, mais feliz. É que descobrimos nossa classificação para a segunda fase do prêmio mais concorrido nacionalmente, o Prêmio TOPBLOG que está este ano completando sua quarta edição. Isto é, o prêmio é mais novo que o blog, mas é a primeira vez que resolvemos concorrê-lo. 
Estamos entre os 100 mais votados pelos internautas na categoria Literatura. E estamos na disputa pelo disputadíssimo 3º lugar. Este post é para além de comunicar a vitória da primeira fase, cumprimentar a todos os que apostaram no nosso nome. É também para renovar os votos que confiança que nos foi dado e pedir ajuda para mais uma fase. 
Como votar
É muito simples. Basta entrar no link ou clicar no banner Top 100 - Finalista 2º Turno que está logo na coluna à esquerda do blog que você é direcionado para a votação. Cada pessoa pode votar até três vezes: por e-mail, facebook e twitter. Importante: depois de dar o voto por e-mail, NÃO esquecer de cumprir com a confirmação. O último dia para votar é 10 de…

Leontino Filho: a saga e o segredo de urdir os restos do lirismo amoroso

Imagem
por Márcio de Lima Dantas

Todo mundo sabe quanto se tornou difícil, nos últimos tempos, o manuseio de textos artísticos que lancem seus vetores à tradição da literatura ocidental conhecida como lírica amorosa. As linhas de continuidade às quais se vincula o discurso poético sobre o amor, pelo menos nos moldes como fomos acostumados a senti-lo/representá-lo, e também como é difundido pela mídia, parecem ter atingido o seu fastígio com as transformações que o século XX ferrou nos relacionamentos interpessoais, coisa que me parece sem retorno e que também, de outra parte, não deve causar transtornos, malgrado o desvelamento de uma hipocrisia insistente, produzida por um discurso advindo das classes dominantes, eivado de Ideologia, possibilitador da reprodução do status quo favoráveis àqueles mesmos que desde sempre estiveram no poder.
 O que eu quero dizer é que o poeta Leontino Filho, nascido em Aracati, antiga cidade do Ceará, vivendo desde muito na capitania do Rio Grande, ainda conse…