Postagens

Mostrando postagens de Outubro 16, 2012

RECONHECIMENTO

Imagem
Por Pedro Fernandes




Ontem, 15 de outubro, foi dia dos professores. Alguém já terá dito que uma coisa que tem dia para ser lembrada é porque esta coisa não é tão bem quista quanto deveria. Prefiro ir nesta direção, mas prefiro também dilatar essa visão. Quando se há um dia para lembrar de alguém ou alguma coisa e estes não são bem quistos, este dia, serve-nos não apenas para exaltações afetivas, que será uma forma de imprimir destaque ao não-quisto, mas aponta para a necessidade de se repensar o sentido do alguém ou do alguma coisa lembrados.
Então, ainda no território das preferências, eu prefiro ir pela ideia de repensar. E foi isto o que propus quando redigi uma mensagem resposta aos vários comentários e às várias fotomensagens que companheiros de profissão e alunos decidiram, cada qual do seu jeito carinhoso de ser, homenagear. A mensagem foi publicada na minha página no Facebook e é o teor dela que quero repetir por aqui, porque como reza as diretrizes deste espaço, ele me é també…

Mário de Andrade desenhista

Todos conhecem Mário de Andrade com um dos mentores da Semana de Arte Moderna, evento realizado em 1922 e que fecha, neste ano, seus noventa bem vividos anos. Alguns também conhecem a sua poesia. Mas, o Mário foi mais que isso, foi o romancista (quem não lembra do herói sem caráter Macunaíma?), foi o teatrólogo, o crítico de arte, o musicólogo, o fotógrafo... Entre 1927 e 1928 realizou ensaios fotográficos nas regiões Norte e Nordeste que serviram de base para o livro póstumo publicado em 1993 pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), Mário de Andrade – fotógrafo e turista aprendiz. Foi o criador dos acervos fotográficos do Departamento de Cultura de São Paulo e do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O exercício nesse território das artes plásticas permanece na altura em que ocupou estes cargos públicos e em 1935, no espaço dos Parques Infantis, criados para as crianças filhas do operariado paulistano, montou um concurso de desenho para as crianças que fre…