Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2012

Os 120 anos de Graciliano Ramos

Imagem
Já notificamos na nossapágina no Facebook tem algumas semanas que o autor de Vidas secas será o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP em 2013.
Próximo dia 27 de outubro entramos nos 120 anos de Graciliano Ramos que já, a partir de amanhã, terá uma programação que deve se estender durante todo o ano seguinte. Estão nos planos dos organizadores para agora o lançamento de um livro com mais de 80 textos inéditos do escritor, batizado por Garranchos e a sair pela editora Record, que publica seus trabalhos já há algum tempo. A coletânea é organizada por Thiago Mio Salla e traz crônicas, textos de crítica literária, epigramas e discursos políticos produzidos ao longo de 40 anos da vida do autor. O lançamento ocorre amanhã, dia 23 de outubro, na sede do Museu de Arte de São Paulo - MASP, na abertura de um seminário promovido pela editora Record.
Outro lançamento que também ocorrerá amanhã é promovido pela editora Boitempo. Uma nova versão revista e ampliada da …

O desfecho da novela Kafka

Imagem
No último dia 15, postamos em nossa página no Facebook, um link que dava nota do desfecho, enfim, do caso Franz Kafka que vimos acompanhando por aqui no Letras. A história que bem poderia servir de mote para uma novela kafkiana (leia mais aqui) e é até possível que haja mesmo alguém recolhendo material para algo do tipo, teve seu fim depois da decisão da corte israelense. Em questão estava parte do espólio que do autor de A metamorfose deixara com seu amigo Max Brod sob a incumbência de que seria feito cinzas, coisa que já sabemos, Brod não fez. Brigavam a Biblioteca Nacional de Israel e Eva Hoffe, já que a irmã outra parte envolvida no caso morreu sem ver o fim da questão.

A decisão tomada pela Corte de Família de Tel Aviv é que a coleção em posse das Hoffe deve ser transferida de imediato para a Biblioteca em Jerusalém, que era este um dos desejos apontados em carta de testamento de Brod. Nos arquivos estão um diário pessoal do amigo de Kafka, alguns escritos (talvez inéditos de Ka…