Butch Cassidy e Sundance Kid, de George Roy Hill



"Raindrops Keep Fallin' on my head", cantada por B. J. Thomas no longa, foi uma das músicas mais cultuadas da história do western

Este western conta a história, baseada em fatos reais, vivida pelos amigos Butch Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford) e seu grupo de assaltantes de trens e bancos (Bando do Buraco na Parede), que fogem da polícia por todos os Estados Unidos e depois para a Bolívia. Juntos, eles funcionam como muitas outras duplas: Cassidy é o cérebro, expert em arquitetar planos para conseguir dinheiro ilegal. Sundance é o executor, atira como ninguém. Apesar de foras-da-lei, a dupla conquista a simpatia do público pelo humor. Assim, Roy Hill popularizou a lenda em torno da dupla de criminosos que já era conhecida, mas tornou os bandidos agradáveis ao público (graças também ao poder de sedução dos então galãs Newman e Redford, que retornariam juntos em 1973 em Golpe de mestre, outro grande sucesso do mesmo diretor).

O retrato da dupla no filme se torna, graças ao roteiro assinado pelo escritor William Goldman, uma releitura do gênero western tradicional, com homens durões de ambos os lados da lei, e passa a ser uma comédia ambientada em um cenário e com uma história que normalmente seriam usados para os westerns. Mais ainda, os diálogos e as situações se aproveitam do gênero para aumentar o efeito cômico, às vezes exagerando e ironizando situações típicas do western, na direção oposta adotada por cineastas como Sergio Leone e Sam Peckinpah em suas interpretações do gênero. E há ainda uma dose de romance na personagem Etta Place (namorada de Sundance), numa interpretação encantadora de Katharine Ross.

Entre os astros cotados na época para desempenhar a dupla central estiveram Marlon Brando, Jack Lemmon, Dustin Hoffman, Warren Beatty e Steve McQueen. Este último recusou ao saber que lhe reservava o papel de Sundance Kid e que, nos créditos, seu nome apareceria depois do de Paul Newman, tido como astro principal.

Butch Cassidy foi uma das grandes bilheterias da história e recebeu sete indicações ao Oscar, das quais ficou com os de Melhor Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia e Canção, para Raindrops keep falling' on my head, de Burt Bacharach e Hal David.


* Revista Bravo!, 2007, p.90.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A religiosidade clandestina de Hermann Hesse

Água viva, de Clarice Lispector

Pablo Neruda: o que não dá mais para ocultar

Apontamentos sobre alguns textos curtos de Tolstói

Boletim Letras 360º #231

O Bovarismo como pedra de toque na obra de Lima Barreto

Salinger, um grupo de psicopatas e os do MKUltra

A filha perdida, de Elena Ferrante

Fama e preconceito

Gostamos de causar danos (com o grande romance estadunidense)