Boletim Letras 360º #7


Imagem da exposição dedicada a Clarice Lispector em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobrevivemos a mais um dia mentira. Não contamos nenhuma; não temos vocação para tanto. Apesar de lidarmos todo santo dia com ficção, o forte que a ficção não é mentira. Perguntamos lá aos amigos na fan page do Letras no Facebook qual teria sido a grande mentira – aquela imperdoável – que eles já presenciaram nesse universo de palavras. Valia um brinde surpresa. Dos poucos que responderam saiu o Tom Ripley, do livro da O talentoso Ripley de Patricia Highsmith – esse é danado, né (?!) – e as mentiras leves de Paulo em “Um caso de poesia”, poema do Carlos Drummond de Andrade, que até fomos à cata e desenhamos um banner com ele e a mentira clássica, Penélope, para salvar-se de perder Ulisses, fia e desfia o enxoval. Do sorteio, essa última foi vencedora e levou para casa autografado um livro de Fred Spada, Arqueologias do olhar. Mas, outra novidade mesmo foi a publicação da nossa nova promoção: está valendo até chegarmos aos 3 mil fan-amigos um exemplar de As raízes que invadiram a casa, romance editado pela Editora Patuá, da Vernaide Wanderley (comentamos já aqui sobre esse livro); a obra também está autografada e foi-nos enviada pela autora desde fevereiro enquanto rolava aquela promoção “Eu leio Leminski”. Bem, vamos saber o que se passou por lá, além disso tudo?

Segunda-feira, 01/04

>>> Estados Unidos: Finalizamos a semana com ele e a ele voltamos para principiá-la: Fernando Pessoa vai a Nova York

Ainda não tão conhecido do público estadunidense – até agora, é Saramago o mais popular por lá, quem está em Nova York terá oportunidade de conhecer algumas nuances da obra de Fernando Pessoa. É que o Museu de Arte Moderna (MoMA) prepara um ciclo comemorativo a acontecer entre os dias 13 e 17 de abril. No evento estão previstas a exibição de O Livro do Desassossego, filme de João Botelho e uma palestra na Poets House, a cargo do tradutor e pessoano Richard Zenith.

>>> Colômbia: Nova coletânea com textos jornalísticos de Gabriel García Márquez chega em 2014

Os primeiros 10 mil exemplares já foram entregues no México no final do ano passado e outros 4 mil vão ser distribuídos este mês na Colômbia, antes do lançamento oficial da obra. De acordo com Jaime Abello Banfi, diretor da Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano, Gabo jornalista (em livre tradução do espanhol) conta com artigos do escritor que foram selecionados por alguns dos seus amigos. "Não é uma memória, é uma antologia feita por um grupo de pessoas que estão ligadas a ele através da Fundação, que o amam e admiram", explicou Abello. A obra inclui partes do livro Notícia de um sequestro, que relata os sequestros de parentes de políticos colombianos por Pablo Escobar no final dos anos 1980 e o perfil do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez. Este último texto pode ser lido na íntegra através do endereço.

>>> Portugal: Clarice Lispector em Portugal

No ano em que se passam 35 anos sobre a morte de Clarice Lispector, a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta a exposição "A hora da Estrela" com textos, fac-símiles, fotografias e documentos pessoais de uma das mais destacadas vozes da literatura brasileira. A exposição integra as comemorações do Ano do Brasil em Portugal. Sob curadoria de Julia Peregrino e Ferreira Gullar, a exposição tem abertura no 5 de abril e segue até o dia 23 de junho.


Terça-feira, 02/04

>>> Brasil: Curitiba quer festa para a poesia 

Um evento anual representativo para a poesia como o Festival de Teatro de Curitiba é para a dramaturgia no país. Eis o plano ambicioso da produtora Abaporu, que teve autorizada a captação de R$ 539 mil via Rouanet. A primeira edição do Festival de Poesia de Curitiba está prevista para outubro, com sete dias de eventos pela cidade. A novidade foi divulgada pela Folha Ilustrada; segundo o caderno, planejam-se debates, leituras, shows, performances em faculdades, “saraokês” (mistura de sarau com karaokê) em bares e declamações de poetas populares nas ruas. “A ideia é não fazer um negócio chato”, resume o poeta e curador Sergio Conti. Alice Ruiz cuidará dos debates, para os quais vêm sendo sondados nomes como Arnaldo Antunes, Mário Bortolotto e Chacal. Falta patrocinador, mas está apalavrado o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, importante agente cultural da cidade.

>>> Brasil: O número 3 da Revista Machado de Assis está on-line.

Com textos que evocam a literatura infanto-juvenil de Ana Maria Machado, Stella Maris Rezende, Marcos Bagno, entre outros. Aqui

>>> Brasil: Obra de Augusto Boal será editada pela Cosac Naify

Em nota publicada no jornal Estadão em fins de março confirma-se que a Cosac Naify vai publicar a obra completa do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009). O primeiro título que deverá sair já no segundo semestre será um clássico, Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas, lançado em 1975 pela Civilização Brasileira. Trata-se da base de sua concepção dramatúrgica, que alia a cena à ação social. Para 2014, estão previstos Jogos para atores e Não Atores (1998), que segue a mesma linha ideológica, e Hamlet e o Filho do Padeiro (2000), sua autobiografia. A reedição será coordenada editorialmente por Milton Ohata, que pretende ressaltar a dimensão internacional do pensamento do dramaturgo carioca por meio da colaboração de teatrólogos estrangeiros. 


Quarta-feira, 03/04

>>> Austrália: Vinte mil léguas submarinas, de Júlio Verne será refilmado

Somam-se pelo menos seis longas-metragens feitos a partir do clássico de Júlio Verne, agora, os estúdios Disney, um dos protagonistas de uma dessas versões, anunciam: vão filmar uma nova versão de Vinte mil léguas submarinas. O filme já tem cenário: a Austrália. A refilmagem do clássico será dirigida por David Fincher, de A rede social e Millennium - Os homens que não amavam as mulheres. Ainda não há informações sobre o elenco, embora o jornal australiano The Daily Telegraph tenha noticiado que os produtores estariam negociando com Brad Pitt, que já trabalhou com Fincher em Clube da luta e Seven – os sete pecados capitais. O diretor estaria interessado em Pitt para o papel do protagonista Ned Land, interpretado por Kirk Douglas na versão passada.

>>> Brasil: Sérgio Almeida pela 1ª vez no Brasil

Em 2008, a Thesaurus Editora apresentou pela primeira vez o escritor Valter Hugo Mãe ao Brasil. Hoje, é um dos portugueses mais quistos entre os leitores brasileiros. Repetindo a aposta, a editora publica no próximo dia 22 de abril a obra inédita do também autor português Sérgio Almeida, intitulada Não Conto, sendo este o segundo autor português a ser editado pela Thesaurus.

>>> Brasil: Aos poucos a obra integral de Benedito Nunes é reeditada – com destaque para uma edição inédita sobre Fernando Pessoa

É Victor Sales Pinheiro o responsável por revigorar os lugares discursivos em torno de Benedito Nunes. Já se publicou Ensaios Filosóficos e Heidegger; na vertente literária, o livro agora vindo à luz é A Rosa o que é de Rosa, reunindo tudo o que o autor escreveu sobre o romancista mineiro Guimarães Rosa, entre eles o ensaio já conhecido "O Dorso do Tigre". À reunião dos textos rosianos soma-se outros dois livros que acabam de sair, O Tempo da Narrativa, pequeno tratado teórico e didático, publicado sem maiores cerimônias. Concebido com o habitual rigor do erudito, passa em revista as várias modalidades das teorias sobre o tempo na prosa, sem esquecer a fenomenologia e o estruturalismo. O organizador-editor anuncia para breve, a consolidação das reflexões de Benedito sobre Clarice Lispector. A Difel lançará ainda o inédito Fernando Pessoa: poeta metafísico.


Quinta-feira, 04/04

>>> Brasil: Mais detalhes sobre o Encontro Natalense de Escritores

Em matéria publicada no site do jornal Tribuna do Norte foi apresentado novos detalhes acerca do Encontro de Escritores de Natal (ENE). Uma delas é as datas para realização; anotem aí: 5, 6, 7 e 8 de novembro. A programação deste ano englobará também o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), que teve três edições entre 2010 e 2012. Os dois eventos estarão reunidos sob o nome Festival Literário de Natal, que aposta em novas linguagens e ideias literárias do Brasil e de outros países de língua portuguesa. Atividades culturais paralelas, como mostra de cinema, atrações musicais e feira gastronômica estão nos planos. Os jornalistas Zuenir Ventura e Woden Madruga integram a assessoria na escalação dos convidados. Embora alguns nomes tenham sido divulgados no início de março a matéria da Tribuna atesta que nenhum nome ainda foi chamado para a edição. Pela ocasião passada notificamos por aqui contas de que João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy eram nomes já confirmados.

>>> Brasil: Divulgada as datas para o Festival Varilux de Cinema Francês 2013.

Os moradores de 45 cidades brasileiras e que são apaixonadas por cinema de qualidade já podem ir engordando seus porquinhos. Foi divulgado as datas para a edição 2013 do Festival Varilux de Cinema Francês. Será de 1 a 16 de Maio. Por enquanto é isso, somente.

>>> Brasil: Editora Bateia recebe originais

A Editora Bateia recebe originais inéditos de contos e romances até o dia 31 de julho de 2013. O projeto “Originais na Bateia” busca abrir as portas da editora criada em 2012 para a literatura brasileira. Os originais não precisarão vir com pseudônimo e devem ser enviados em PDF pelo e-mail: originaisnabateia@gmail.com. A publicação dos livros será em 2014 e seguirá a mesma linha da edição de autores estrangeiros: um mesmo projeto gráfico interno e externo para todos os livros. Até o momento a Bateia firmou seis contratos de edição com autores estrangeiros: Nostalgia, do romeno Mircea Cartarescu; Carta, do norueguês Tomas Espedal; Caireles, do argentino Alfredo Fonticelli; O boxeador polonês, do guatemalteco Eduardo Halfon e Um ano, de Juan Emar e Lendo Vila-Matas de Gonzalo Maier (estes dois últimos são chilenos). Destes, cinco estão em fase de tradução. A editora informa também que assinou contrato para livros inéditos de ficção com o mexicano Juan Pablo Villalobos e com o sueco Fredrik Ekelund. Os livros serão lançados por ocasião da Copa do Mundo no Brasil. As informações são do Jornal Rascunho.


Sexta-feira, 05/04

>>> Rio de Janeiro: Segue até o dia 15 de junho as inscrições para o Prêmio Jabuti 2013 – o regulamento foi modificado pensando em não repetir a gafe de 2012

Editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers brasileiros já podem concorrer ao mais tradicional prêmio literário do País, o 55º Prêmio Jabuti. As inscrições estão abertas, e podem ser feitas pelo site <aqui> até o dia 15 de junho. Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão, além do troféu Jabuti, um prêmio de R$ 3,5 mil. Já os vencedores do Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não Ficção concorrerão, cada um, a R$ 35 mil.

>>> Portugal: Millôr em Portugal

Como parte da programação do Ano Portugal/Brasil-Brasil/Portugal, acontece na Fundação Mário Soares a exposição "Millôr" que faz um tributo a multiartista brasileiro Millôr Fernandes. São 60 trabalhos do autor que integra a mostra; tudo inicia no próximo dia 9 de abril e segue até ao dia 30 de maio e com entrada gratuita.

>>> Alemanha: O grande ano para os Irmãos Grimm

O marco de 2013 – ainda em torno do bicentenário da primeira publicação de Contos maravilhosos infantis e domésticos é exposição Grimm Expedition (que entra em cartaz dia 27 de abril e vai até 8 de setembro no Documenta Hall de Kassel, Alemanha). A exposição traça um panorama exaustivo da vida e da obra dos irmãos Grimm, que busca iluminar todas as facetas dos autores. Um dos livros mais lidos em todo o mundo (no Brasil, a Cosac Naify dispôs uma edição completa, enfim), Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos tem algumas das histórias mais conhecidas e visitadas pela literatura.

..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns dos melhores começos de romances

Uma entrevista inédita com Liev Tolstói

Água viva, de Clarice Lispector

Potnia, de Leonardo Chioda

Avenida Niévski, de Nikolai Gógol

A lista de leituras de Liev Tolstói

De Mário Peixoto, é preciso virar a página

A ignorância, de Milan Kundera

O romance perdido de Sylvia Plath

Boletim Letras 360º #236