Postagens

Mostrando postagens de Julho 22, 2013

Coração do Dia, Mar de Setembro, de Eugénio de Andrade

Imagem
Por Pedro Belo Clara


Nesta recente iniciativa, datada de Fevereiro deste ano, levada a cabo por uma das mais conceituadas editoras portuguesas de poesia, Assírio & Alvim, reúnem-se dois dos trabalhos mais representativos da inicial fase poética de Eugénio de Andrade, pseudónimo literário de José Fontinhas. A bem da verdade, admita-se, apesar destas duas obras se inserirem numa primordial abordagem do autor ao mundo poético que criará, notam-se, em ambas, e de forma perfeitamente translúcida, as principais marcas deste admiravelmente talentoso poeta – um lírico confesso, dotado de uma sensibilidade extrema. Serão, assim, as indistintas linhas que fariam de Eugénio de Andrade aquilo que foi (e é) a entrarem em contacto com a realidade de todo o leitor que por elas se interesse.
O primeiro dos trabalhos, denominado Coração do Dia – epígrafe furtada ao título de um dos poemas que o compõem –, foi publicado em 1958 e pauta-se por uma só linha, bastante visível e distinta ao longo do me…

Ler para desassossegar

Imagem
Sortearemos dois amigos do Letras que poderá levar para casa um dos livros que fecham a obra de José Saramago editada no Brasil pela sua casa editorial (imagem); o sorteio é válido apenas para amigos residentes no Brasil. O sorteio será realizado na sexta-feira, 23/08, às 19h por meio do aplicativo sortei.me. O ganhador deve entrar em contato com a fan page do Letras para acertar os trâmites de envio do brindes. Veja os passos a seguir, os que descumprirem o regulamento estão desclassificados.
1. Curtir a página do Letras no Facebook; 2. Curtir o banner que está no topo da página do Facebook; 2. Indicar 3 amigos para participar da promoção e comentar o banner dizendo qual dos livros quer ganhar; 3.  Acessar a aba “Promoções” e clicar em “Quero participar”.