quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A nova poesia feminina potiguar



A poesia feminina potiguar tem revelado, ao longo da sua história, grandes vozes líricas, dignas dos mais altos elogios e louvores. Como exemplo, poderíamos citar Auta de Souza, Palmyra Wanderley, Zila Mamede, Diva Cunha, Marize Castro, Carmen Vasconcelos, e mais recentemente, Anchella Monte e Ada Lima.

Eis que surge Leocy Saraiva com seu livro  Cantos e Espantos e mais uma  prova excelente dessa tradição tão forte e arraigada em nossa terra. O título foi publicado em 2010 pela Editora Sol e revela o exercício de uma poetisa em amadurecimento, porém realizada, com plenitude e segurança. 

Leocy Saraiva pratica a palavra meticulosamente, visando à medida certa da expressão, nada se perde em seus versos, claros e ricos em imagens e sugestões poéticas.

No livro nada é disperso; a essencialidade parece ser a fidelidade em procurar a melhor linguagem e a interação exata entre a ideia e a forma, a limpidez da palavra para expressar o conteúdo poético do texto.

A obra tem um potencial lírico que demostra uma artista e artesã dos versos, criando até algumas experiências com as palavras, daí surgem poemas com questionamentos existenciais, solidão, escolhas, anseios, muitas vezes trazendo-nos a aparente sensação de um ritmo quase musical, porém nunca se prendendo a um jogo de vocábulos.

Este é um livro que, pela sua ótima qualidade poética, por sua densa significação humana e pela catártica transcendência dos seus objetivos, atinge mais  um alto voo  da lírica feminina potiguar na atualidade.

***

Thiago Gonzaga é colunista no Letras in.verso e re.verso. Nasceu em Natal, é graduado em Letras e especialista em Literatura Potiguar pela UFRN. Autor dos livros Nei Leandro de Castro 50: anos de atividades literárias e Literatura Etc. Conversas com Manoel Onofre Jr. Dentre os vários trabalhos inéditos que possui destacam-se Novos Contistas Potiguares e Personalidades Literárias do RN. Como pesquisador da literatura do estado criou o Blog 101 livros do RN (que você precisa ler), com interesse por autores e livros locais sob diversos aspectos.