Boletim Letras 360º #47

O escritor José Saramago e Lanzarote. No início desta semana, a descoberta de uma nova espécie de molusco que recebeu homenagem a partir do nome do escritor.


Estamos pelo fim de nosso breve recesso aqui no blog; próxima semana, voltamos de fôlego novo pronto para mais uma postagem por dia até o fim do ano. E quem tem seus escritos postos na gaveta, pode desengavetá-los e enviar para nós. Quem sabe não rola uma publicação? É só da uma olhada aqui nas normas de envio e, se tudo aí se encaixar, o conselho é: não se acanhe, envia-nos! Por enquanto, deixamos dois sabores: um, que na semana de retorno, teremos nova promoção – a famosa primeira do ano; outra, as nossas informações que correram durante esta semana na nossa página no Facebook.


Segunda-feira, 06/01

>>> Espanha: Há literatura por toda parte; até embaixo do mar 

Ao menos coisa rara: dar o nome de um escritor a um animal. Agora, Saramago - alcunha já herdada do nome de uma pequena planta comum em terras portuguesas - é também base para o nome de uma espécie de molusco descoberta nas Canárias, Espanha: Volvarina saramagoi. Os especialistas escolheram o nome do escritor português porque a espécie foi encontrada em Lanzarote, ilha onde ele viveu desde 1993.


Terça-feira, 07/01

>>> Estados Unidos: Alfred Hitchcock às alturas

Desde a edição de Hitchcock, de Sacha Gervasi o nome do cineasta está em todos os lugares. Um corpo que cai, por exemplo, agora briga com títulos como Cidadão Kane, de Orson Welles; bem, aproveitando tanta popularidade, a Universal lançou uma caixa com edição limitada contendo 14 filmes, incluindo alguns dos maiores, como Psicose, Os pássaros e Janela Indiscreta; somem-se a isso mais 15 horas de extras. O pacote Alfred Hitchcock - a obra-prima concorre com outras comemorações da Universal - edições luxuosas para Psicose e Os pássaros que incluem pôsteres de tecido e cards dos filmes.


Quarta-feira, 08/01

>>> Brasil: 2014 é também de Chico Buarque

E enquanto não nos chega o prometido romance de há dois anos, Chico Buarque, o aniversariante ilustre de 2014 (70 anos em junho) começa a receber as primeiras homenagens pela data. No dia 18, por exemplo, as cantoras Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves vão se encontrar no Teatro Renaissance para o espetáculo Palavra de Mulher. Dia nove de janeiro, estreou um dos mais importantes eventos em homenagem ao artista: no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro, Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos, reunião de um punhado de clássicos compostos para teatro e cinema.


Quinta-feira, 09/01

>>> Brasil: Jack Kerouac e mais títulos

Dissemos por aqui numa das postagens de nossa Retrospectiva que o nome do escritor beat tem sido um dos nomes cuja literatura mais recebeu tradução nos últimos anos. Esforços da L&PM Editores e os amantes da Literatura Beat devem estar sempre gratos. Pois bem, anotem aí mais três títulos a chegar por aqui já em 2014: O mar é meu irmão, Pic e Some of the Dharma.


Sexta-feira, 10/01

>>> Brasil: Gregório de Matos vai ganhar biografia

Vinte e cinco anos depois do premiado romance Boca do Inferno, publicado pela Companhia das Letras, narrativa que reencena o poeta brasileiro e o contexto histórico em que viveu, vem pelas mãos da escritora Ana Miranda uma biografia, que é um retorno ao personagem. Sob o título de A Musa Praguejadora, o livro está previsto para este semestre pela Editora Record. O título trará iconografia e será entremeado por textos mais literários, baseados em poemas biográficos poeta barroco. Na mesma linha, a autora prepara, agora para 2015, a biografia de Xica da Silva, a escrava alforriada que virou senhora.

>>> Inglaterra: Contra a depressão, leitura!

Médicos britânicos estão testando uma nova forma de terapia para combater a depressão que envolve a leitura de livros. É chamado de biblioterapia e o objetivo é ajudar as pessoas a superar seus distúrbios psicológicos. De acordo com uma reportagem do The Boston Globe, esta nova forma de terapia vai além de consultórios médicos. Junto a alguns livreiros, médicos prescrevem listas de leitura para ajudar no tratamento como de doenças como a depressão.

..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574