Boletim Letras 360º #47

O escritor José Saramago e Lanzarote. No início desta semana, a descoberta de uma nova espécie de molusco que recebeu homenagem a partir do nome do escritor.


Estamos pelo fim de nosso breve recesso aqui no blog; próxima semana, voltamos de fôlego novo pronto para mais uma postagem por dia até o fim do ano. E quem tem seus escritos postos na gaveta, pode desengavetá-los e enviar para nós. Quem sabe não rola uma publicação? É só da uma olhada aqui nas normas de envio e, se tudo aí se encaixar, o conselho é: não se acanhe, envia-nos! Por enquanto, deixamos dois sabores: um, que na semana de retorno, teremos nova promoção – a famosa primeira do ano; outra, as nossas informações que correram durante esta semana na nossa página no Facebook.


Segunda-feira, 06/01

>>> Espanha: Há literatura por toda parte; até embaixo do mar 

Ao menos coisa rara: dar o nome de um escritor a um animal. Agora, Saramago - alcunha já herdada do nome de uma pequena planta comum em terras portuguesas - é também base para o nome de uma espécie de molusco descoberta nas Canárias, Espanha: Volvarina saramagoi. Os especialistas escolheram o nome do escritor português porque a espécie foi encontrada em Lanzarote, ilha onde ele viveu desde 1993.


Terça-feira, 07/01

>>> Estados Unidos: Alfred Hitchcock às alturas

Desde a edição de Hitchcock, de Sacha Gervasi o nome do cineasta está em todos os lugares. Um corpo que cai, por exemplo, agora briga com títulos como Cidadão Kane, de Orson Welles; bem, aproveitando tanta popularidade, a Universal lançou uma caixa com edição limitada contendo 14 filmes, incluindo alguns dos maiores, como Psicose, Os pássaros e Janela Indiscreta; somem-se a isso mais 15 horas de extras. O pacote Alfred Hitchcock - a obra-prima concorre com outras comemorações da Universal - edições luxuosas para Psicose e Os pássaros que incluem pôsteres de tecido e cards dos filmes.


Quarta-feira, 08/01

>>> Brasil: 2014 é também de Chico Buarque

E enquanto não nos chega o prometido romance de há dois anos, Chico Buarque, o aniversariante ilustre de 2014 (70 anos em junho) começa a receber as primeiras homenagens pela data. No dia 18, por exemplo, as cantoras Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves vão se encontrar no Teatro Renaissance para o espetáculo Palavra de Mulher. Dia nove de janeiro, estreou um dos mais importantes eventos em homenagem ao artista: no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro, Todos Os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos, reunião de um punhado de clássicos compostos para teatro e cinema.


Quinta-feira, 09/01

>>> Brasil: Jack Kerouac e mais títulos

Dissemos por aqui numa das postagens de nossa Retrospectiva que o nome do escritor beat tem sido um dos nomes cuja literatura mais recebeu tradução nos últimos anos. Esforços da L&PM Editores e os amantes da Literatura Beat devem estar sempre gratos. Pois bem, anotem aí mais três títulos a chegar por aqui já em 2014: O mar é meu irmão, Pic e Some of the Dharma.


Sexta-feira, 10/01

>>> Brasil: Gregório de Matos vai ganhar biografia

Vinte e cinco anos depois do premiado romance Boca do Inferno, publicado pela Companhia das Letras, narrativa que reencena o poeta brasileiro e o contexto histórico em que viveu, vem pelas mãos da escritora Ana Miranda uma biografia, que é um retorno ao personagem. Sob o título de A Musa Praguejadora, o livro está previsto para este semestre pela Editora Record. O título trará iconografia e será entremeado por textos mais literários, baseados em poemas biográficos poeta barroco. Na mesma linha, a autora prepara, agora para 2015, a biografia de Xica da Silva, a escrava alforriada que virou senhora.

>>> Inglaterra: Contra a depressão, leitura!

Médicos britânicos estão testando uma nova forma de terapia para combater a depressão que envolve a leitura de livros. É chamado de biblioterapia e o objetivo é ajudar as pessoas a superar seus distúrbios psicológicos. De acordo com uma reportagem do The Boston Globe, esta nova forma de terapia vai além de consultórios médicos. Junto a alguns livreiros, médicos prescrevem listas de leitura para ajudar no tratamento como de doenças como a depressão.

..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns dos melhores começos de romances

Uma entrevista inédita com Liev Tolstói

Água viva, de Clarice Lispector

Potnia, de Leonardo Chioda

Avenida Niévski, de Nikolai Gógol

A lista de leituras de Liev Tolstói

De Mário Peixoto, é preciso virar a página

A ignorância, de Milan Kundera

O romance perdido de Sylvia Plath

Boletim Letras 360º #236