Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2014

O 22 da Marajó

Imagem
Por Monteiro Lobato


Esse delírio que por aí vai pelo futebol tem seus fundamentos na própria natureza humana. O espetáculo da luta sempre foi o maior encanto do homem; e o prazer da vitoria, pessoal ou do partido, foi, é e será a ambrosia dos deuses manipulada na terra. Admiramos hoje os grandes filósofos gregos, Platão, Sócrates, Aristóteles, seus coevos, porém, admiravam muito mais aos atletas que venciam no estado. Milon de Crotona, campeão na de torcer pescoços a touros, só para nós tem menos importância que seu mestre Pitágoras. Para os gregos, para a massa popular grega, seria inconcebível a ideia de que o filosofo pudesse no futuro ofuscar a gloria do lutador.
Em França o homem hoje mais popular é George Carpentier, mestre em socos de primeira classe; e se derem nas massas um balanço sincero, verão que ele sobrepuja em prestigio aos próprios chefes supremos vencedores da guerra.
Nos Estados Unidos ha sempre um campeão de boxe tão entranhado na idolatria do povo que está em suas…

Ivan Junqueira

Imagem
Ao contar a extensa quantidade de papeis assumidos por Ivan Junqueira no território da escrita e o que desempenhou em cada um deles não restam dúvidas de que sua perda registrada no último dia 03 de julho de 2014 é uma lacuna irretocável na cultura brasileira. Como jornalista, primeiro lugar assumido logo depois de abandonar um Curso Superior de Medicina e outro de Filosofia, trabalhou em jornais como Tribuna da imprensa, Correio da manhã, Jornal do Brasil e O globo; como crítico literário e ensaísta, colaborou com outra leva de jornais e revistas dentro e fora do país; como tradutor, trouxe para o português autores como Marcel Proust, Marguerite Yourcenar, T. S. Eliot e Charles Baudelaire; como poeta, foi galardoado diversas vezes pela sua obra poética Junqueira e tem trabalhos traduzidos nos quatro cantos do mundo.
Ainda nesse ofício de escrita, Ivan Junqueira foi colaborador da Enciclopédia Barsa, Encyclopaedia Britannica, Enciclopédia Delta Larousse, Enciclopédia do Século XX, E…