Postagens

Mostrando postagens de Julho 7, 2014

Juiz

Imagem
Por João Antonio


Cachorro!
A multidão ferve e grita. E xinga de vagabundo a homossexual, ladrão e negro. Passando por bunda-mole, imbecil, safado, arrombado, tratante, comprado e vendido.
Debaixo de um mormaço sem brisa, sem árvores e sem refresco, o herói entra em campo. Antes de qualquer gesto seu, é vaiado por todas as bocas, por todos os olhos, em saraivada, os punhos da galera socando o ar. O menor dos palavrões, um xingo grosso mandado, com raiva, para cima de:
– Sua mãe está fazendo a vida na casa de Zulmira, vagabundo! Lazarento!
Metido no uniforme preto, certinho, brilhante, mangas compridas, o poeta do momento sua no pescoço, nuca, carapinha, sovaco, nas partes, nos nove buracos do corpo e nos quatro cantos do corpo. Procura que procura, sem coçar a carapinha, manter as coisas, sustentar uma categoria e uma limpeza de caráter que não são suas e lhe estão longe.
Jacarandá sopra o apito, os jogadores se colocam e o jogo começa. Cinco minutos, não mais, o público do Vitorino dá…

O novíssimo testamento (e outros poemas), de Jorge Sousa Braga

Imagem
Por Pedro Belo Clara


Em primeiríssimo lugar, e porque a existência desta coluna quinzenal exige a aplicação dos traços de uma seriedade sóbria, expor-se-ão as devidas evidências sobre a obra e o autor hoje em discussão.
Vejamos: lançado ao público em Abril de 2012, o presente trabalho, de índole poética, poderá não ser considerado, por diversas personalidades versadas em assuntos literários, um dos marcos principais da carreira deste autor nascido na cidade que lhe dá o nome e que como profissão diária elege a de médico obstetra. Contudo, a uma certa originalidade e convicção criativa, que servem de sustento à obra, nenhum leitor poderá permanecer indiferente. 
Tanto que o presente trabalho, em certos aspectos, assume uma ruptura (provavelmente não definitiva) com alguns dos habituais traços poéticos exercidos por Sousa Braga, nomeadamente o emprego de vocabulário representativo dos instantes de intensa intimidade amorosa e o recurso a um léxico instigador de significativos impactos  e…