20 anos de Ensaio sobre a cegueira


Em 2015 cumpre-se 20 anos de um dos romances mais necessários à leitura na contemporaneidade: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Já é público que o Letras in.verso e re.verso por ser comandado por um leitor apaixonado da obra do escritor português tem dedicado certa atenção privilegiada ao que se passa em torno da bibliografia saramaguiana.

Por essas duas condições, dedicamos assinalar essa data com esta promoção que é instante de abertura para outras atividades a ser desenvolvidas ao longo do ano cujo escopo é esse romance; tem também o intuito de ampliar o número de leitores beneficiados com a obra do escritor.

Lembramos que foi o Letras que sorteou quatro edições de Memorial do convento e Levantado do chão quando os dois títulos passaram a integrar o catálogo da Companhia das Letras e depois sorteou outros quatro exemplares do romance inacabado Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas. Então separem mais um lugar na estante. Sortearemos agora um Kit Ensaio sobre a cegueira (o romance + o filme).

Para participar do sorteio é bastante simples: deixe um comentário no fim dessa postagem dizendo seu nome (da forma como está apresentado no Facebook) e porque gostaria de ganhar esse brinde. Depois visite nossa página no Facebook e inscreva-se para o sorteio.


* O sorteio é válido apenas para leitores brasileiros. Será realizado no dia 1º de maio. E só ganhará o brinde cumprido o regulamento.

Comentários

Alyne Duarte disse…
Saramago é um grande escritor e tem muito a acrescentar ao meu repertório literário, tenho certeza que faria ótimo uso desse kit. Alyne Duarte.

Ps.: Parabéns ao blog pela propagação da arte literária.
Cassionei Petry disse…
Saramago. Ser amargo para alguns. Essa aparente amargura nos trouxe uma das mais inquietantes literaturas escritas em língua portuguesa. Cassionei Niches Petry
Jéssica Aline disse…
Livro fabuloso. Através da narrativa, Saramago nos faz refletir e pensar a respeito das várias cegueiras que acometem o ser humano e a maior delas : a de entendimento. Tive oportunidade de ler essa obra na Universidade.

Parabéns pelo blog sempre com ótimas postagens para todos que são fascinados pelo universo literário
(Jéssica Aline)
https://www.facebook.com/Jessica07Aline
Tati disse…
Meu nome: Tatiane de Almeida

Por que eu gostaria de ganhar o kit em comemoração aos 20 anos de Ensaio sobre a cegueira?: Saramago é um dos principais nomes da literatura em língua portuguesa, rompeu com a forma, rompeu com os padrões de escrita e colocou a genialidade em seus livros, sendo assim tão intensos e dignos de serem transportados a outras formas de narrativas, como é o caso do Ensaio sobre a cegueira, num belo filme de Fernando Meirelles.
Marina Rufo Spada disse…
Marina Rufo Spada

Gostaria de ganhar o kit porque uma vez peguei Ensaio sobre a Cegueira para ler e não gostei. É um livro que pede alguns pré-requisitos ao seu leitor; sinto que agora eu estou apta à preenchê-los.Permitam-me que eu acrescente a essência de Saramago corrigindo esse erro que um dia cometi.
Valnikson disse…
A literatura de Saramago me provoca, me emociona, me faz compreender mais a vida. Infelizmente, ainda não li 'Ensaio Sobre a Cegueira' e acredito que se o próprio escritor derramou lágrimas ao final da cine-adaptação de Fernando Meirelles, também serei arrebatado pelo filme, indo além do grandioso romance.

Parabéns pelo ótimo blog!

Valnikson Viana
www.facebook.com/valniksonviana18
Maria do Socorro Soares disse…
Simples, profundo e instigante. Prêmio Nobel merecidissimo. Sendo eu, leitora voraz e reconhecida cinéfila, espero sim , arrebatar esse maravilhoso prêmio.
Adriana Balreira disse…
Porque ganhar um Saramago? Saramago é um dos principais escritores mundiais e esse livro em específico é inquietante e fascinante!
Beijos
Adriana Balreira
Kelson Rodrigues disse…
Para ter acesso a libertação, lucidez, convivência harmônica, proporcionado pela cegueira branca, que ironicamente nos traz a visão de valores outrora perdidos no decorrer dos tempos.É uma obra, que a cada leitura sempre nos acrescenta uma lição a ser aprendida.
Olá!
Eu gostaria muito de receber o kit do Saramago pois admiro muito a obra dele e estou lendo-a aos poucos. No início foi por pura curiosidade acerca da forma de escrita, do fluxo de consciência em algumas produções, mas depois me encantei por todo o conjunto.

Layla Carvalho.
Jéssica Orth disse…
A cegueira que menosprezo é do tamanho dessa brancura. Quem dera eu ter uma coragem de sair e abrir os olhos.
Adriana Santos disse…
"Estou cego"- assim começa esta maravilhosa obra.Desconcertante!!
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara" repara nas coisas que não conseguimos captar com os olhos, saramago fala da visão e da cegueira, estas por sua vez não estão simplesmente relacionadas à visão. O que seria a cegueira então?! Talvez seja algo além do que os olhos deixaram de enxergar, é uma metáfora. Todos nós enxergamos, mas será que vemos? Quando entrei pela primeira vez na literatura saramaguiana com o conto A ilha desconhecida, fiquei deslumbrada com a linguagem e com todo o enredo, li mais contos e comprei dois livros. Fechar e abrir os olhos, ficar cego, ou melhor deixar de ficar, quero muito entrar nessa história e poder reparar nas coisas, já que posso ver (enxergar).

Fernanda Albuquerque
Anônimo disse…
Saramago.
Sara a minha alma ferida.
Um ser amargo.
Que fez da cegueira a forma mais bela de conseguir enxergar.
Enxergar além do que se vê.
Saramago.
Sara + âmago.
Já era ciente de que a parte mais bela e feia de uma pessoa mora no seu íntimo.
Ele sabia, assim como Exupéry, que o essencial é invisível aos olhos.
Um homem recôndito, intrínseco, profundo.
Teve a sensibilidade e genialidade de escrever sobre nossa necessidade de deixar de sermos cegos.

Jamile Brito.

Gostaria de ganhar o kit porque é um autor(Saramago) visa um olhar de dentro para fora...A inquietude da cegueira estar muitas vezes onde não queremos enxergar a nossa volta...É uma reflexão para observar pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos.
Cada detalhe é importante!

Margleice Pimenta
Leika Luna disse…
Eu quero muito esse kit. AMO.
Letras in.verso e re.verso disse…
Está encerrado o envio de comentários para esta promoção. O sorteio será realizado via sortei.me em nossa página no Facebook.
Letras in.verso e re.verso disse…
O aplicativo Sortei.me bugou. Fizemos o sorteio à moda antiga. Numeramos os participantes e, na página do Facebook, solicitamos que alguém nos dissesse um número. O sorteado foi Valnikson Viana.
Letras in.verso e re.verso disse…
Amigos do Letras, amigos que se inscreveram na promoção "20 anos de Ensaio sobre a cegueira", uma boa nova! Cinco dias depois de realizado o sorteio, o ganhador não entrou em contato conosco. Por isso vamos refazer o sorteio em nosso Facebook. Já avisamos aqui quem será o novo ganhador. Boa sorte!

* Só concorre quem se inscreveu dentro do prazo da promoção e, claro, seguiu à risca o regulamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns dos melhores começos de romances

Uma entrevista inédita com Liev Tolstói

Água viva, de Clarice Lispector

Potnia, de Leonardo Chioda

Onze filmes que tratam sobre a vida de pintores

Avenida Niévski, de Nikolai Gógol

A lista de leituras de Liev Tolstói

De Mário Peixoto, é preciso virar a página

O romance perdido de Sylvia Plath

A ignorância, de Milan Kundera