Postagens

Mostrando postagens de Abril 17, 2015

Boletim Letras 360º #110

Imagem
Esta semana abriu-se vestida de negro. O universo literário sofreu duas perdas irreparáveis: primeiro, soubemos, tão logo começou a segunda-feira, 13, da morte do Prêmio Nobel de Literatura em 1999 Günter Grass; poucos minutos depois, chegava do Uruguai a notícia da morte de Eduardo Galeano. E são essas duas notícias marcantes que abrem o Boletim Letras 360º da semana. Em memória dos escritores dedicamos de relembrar como assinalamos esse dia de luto. Já à beira do fim de semana notificamos mais um leitor do Letras que foi agraciado com os títulos sorteados na nossa mais recente promoção: leva um Kit “Dois irmãos”, a HQ e o romance.


Segunda-feira, 13/04
>>> Alemanha: Morreu Günter Grass O escritor alemão Günter Grass, Prêmio Nobel de Literatura em 1999 e autor de obras como O tambor (1959) e A ratazana (1986), morreu aos 87 anos: anunciou sua editora no Twitter. 
>>> Uruguai: Morreu Eduardo Galeano O escritor uruguaio morreu em Montevidéu, aos 74 anos, vítima de um cân…

A poesia potiguar na virada do milênio

Imagem
Por Thiago Gonzaga
A poesia não quer adeptos, quer amantes. Federico García Lorca


Bastante interessante e válido o trabalho organizado pelo poeta areia-branquense Anchieta Rolim, Poemas de Amigos. Publicado recentemente em formato digital, traz uma boa seleção de poemas de uma das melhores safras que o Rio Grande do Norte tem na atualidade, em se tratando de poetas.
Ler Poemas de Amigos me fez relembrar uma frase dita certa vez por Umberto Eco, que definiu o efeito poético como a capacidade que um texto oferece de continuar a gerar diferentes leituras, sem nunca se consumir de todo. Esta é a sensação causada pela leitura do trabalho, em que constam poemas de Anchella Monte, Jarbas Martins, Clauder Arcanjo, Marcos Silva, Jota Medeiros, François Silvestre, Mário Gerson, Lívio Oliveira, Shauara David e muitos outros, onde o signo verbal se transforma a cada nova leitura.
Os escritores aí reunidos parecem estar em sintonia quando intuito é deixar um belo trabalho para a posteridade. Mergu…