ESCREVEM AQUI


ANDRÉ CUPONE GATTI
Cursa Letras – Habilitação em Português e Italiano, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; faz iniciação científica em tradução comentada; é autor do livro de contos Fragrância (2015). Com interesse pela literatura italiana produzida na primeira metade do século XX, em especial pelos autores que transgrediram ou transformaram os limites da representação realista (Gadda, Savinio, Morselli, Landolfi etc.), pesquisa com muita paixão o universo das invenções em língua italiana, bem como das relações desse universo com a literatura brasileira.

BRUNO BOTTO 
Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), desenvolve roteiro/ escrita criativa para internet, TV e streaming. 

DAVI LOPES VILLAÇA
Em 2010 ingressou no curso de Estudos Literários na Unicamp; quatro anos depois, na Pós-Graduação em Letras da Universidade de São Paulo, na área de Literatura Brasileira. Desta última fase escreveu José Lins do Rego. Tipos em transição. Desde 2019 integra o Doutorado em Teoria Literária, também na USP. Tem trabalhos publicados em veículos como o Opiniães.

FELIPE DE MORAES 
Cursa Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; pesquisador e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sobre a contística de Guimarães Rosa, analisando o insólito em sua prosa desde seus primeiros textos publicados em revista até Tutameia.

GABRIELLA KELMER 
Cursa Doutorado em Estudos da Linguagem/ Literatura Comparada, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

GUILHERME FRANÇA
Nascido em Curitiba, cidade na qual reside, também já morou em outras capitais do país, como Florianópolis e Rio de Janeiro. Apaixonado por futebol desde criança, descobriu apenas na vida adulta alguma intimidade com os estudos e mais especificamente com as letras. É advogado, bacharel em Direito e pós-graduado em Filosofia e Teoria do Direito, Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Por volta dos vinte anos, tornou-se leitor assíduo e passou a escrever pequenas reflexões e poemas, praticamente na mesma época em que iniciou seus estágios nos escritórios de advocacia da cidade. Desde então, seja por razões profissionais ou existenciais, a escrita tem sido uma ferramenta de uso diário, por intermédio da qual busca expressar seus pensamentos, principalmente sobre temas como direito, filosofia, religião e literatura.

GUILHERME MAZZAFERA
Bacharel em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Preparador e revisor de textos com ênfase em quadrinhos e pesquisador da obra de João Guimarães Rosa - tema de sua dissertação de mestrado - e da ensaística literária do crítico austríaco-brasileiro Otto Maria Carpeaux, objeto de seu doutorado in progress. Leitor acima de tudo, opera constantemente o traslado entre Tolkien e Guimarães Rosa, Stevenson e Montaigne, Shakespeare e os Evangelhos, além de outras inumeráveis rotas que, como exercício diário de sanidade intelectual, procura recompor em palavras e dividir com outros leitores. 

JOÃO ARTHUR MACIEIRA
É carioca, escreve ensaios sobre literatura e cultura contemporânea. Atualmente cursa Doutorado em História da Cultura na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

JOAQUIM SERRA
É o pseudônimo de Joaquim Ferreira Mendes. É graduando em Letras-Russo. Suas áreas de interesse são literatura comparada e tradução. Faz pesquisas relacionando o universo literário e social russo do final do século XIX com o brasileiro do mesmo período e também sua influência na literatura contemporânea.

LUCAS PINHEIRO 
Lucas Pinheiro nasceu no verão de 2003, em Curitiba, e é acadêmico do bacharelado em Filosofia da PUC-PR, universidade em que desenvolve, via Iniciação Científica, pesquisas na área de literatura francesa e filosofia política, com ênfase em estudos baudelairianos. É conhecido por fazer literatura, ensaio, crítica e, sobretudo, por ser muito fã de Bob Dylan, Patti Smith e Jean-Michel Basquiat. Curte, também, Salinger, Nabokov, Bukowski e Llosa — e se fosse sintetizar a fase mais madura de sua obra, diria que é a eclosão, talvez sem a mesma habilidade, desses quatro mestres em uma única perspectiva. Também escreve livros para o público mais jovem, como Alicerce, seu romance de estreia publicado pela Editora Bestiário no segundo semestre de 2022.

MARIA VAZ
Nasceu em Mirandela a 19 de Setembro de 1990, muito embora tenha vivido toda a infância e início da adolescência em Vila Flor. Aos 11 anos, apaixonou-se pela poesia ao encontrar, por mero acaso, um livro de Alberto Caeiro. A par da poesia e da literatura, é uma apaixonada pelas artes em geral, de entre as quais ressalta a música, dado que tocou clarinete entre os 11 e os 21 anos. Publicou o seu primeiro poema em março de 2015, numa antologia de poetas portugueses contemporâneos e escreve regularmente no seu blog (“The philosophy of little nothings”). Além da escrita, é doutoranda em ciências jurídico-criminais, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde finais de 2014.

MARCELO MORAES CAETANO
É Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e cursa estágio de pós-doutoramento em Antropologia e Cultura Brasileira pela Universidade de Copenhague, Dinamarca. Professor Adjunto do Instituto de Letras da UERJ desde 2014. Psicanalista formado pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise. Roteirista da MAPA Filmes do Brasil, produtora fundada em 1965 por Glauber Rocha e Zelito Viana. Como roteirista recebeu os prêmios do Festival de Cinema Francês Varilux de 2019, do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (FRAPA). Entre 2019-2020, foi bolsista integral na Casa del Cine, de Barcelona. Integrante da Academia Brasileira de Filologia e do PEN Club do Rio e de Londres. Publicou mais de cinquenta livros no Brasil e no exterior. O trabalho mais recente é Em busca do novo normal: reflexões sobre a normose em um mundo diferente (Editora Jaguatirica). 

PEDRO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO
É professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); doutor em Estudos da Linguagem (área de concentração Literatura Comparada) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras e Artes na mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, ensino de Língua Portuguesa com ênfase em Literatura portuguesa, José Saramago, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Teoria da Literatura. É editor da revista 7faces, um periódico eletrônico de poesia, e da Revista de Estudos Saramaguianos; ainda no âmbito da pesquisa sobre a obra de José Saramago, coordena para a Editora Moinhos, a Coleção Estudos Saramaguianos e pela qual organizou o livro Peças para um ensaio, acerca do romance Ensaio sobre a cegueira. Foi editor do jornal Trabuco. É autor de Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago (ensaio acadêmico, Editora Appris) Sertanices (poesia, inédito), Bardos (poesia, inédito) e de Palavras de pedra e cal (poesia, e-book, produção independente). Escreve constantemente aos jornais do estado tendo publicações nos jornais De Fato, O Mossoroense, Correio da Tarde e Tribuna do Norte.

PEDRO BELO CLARA
Pedro Belo Clara é colunista do Letras in.verso e re.verso. Por decisão do editor do blog, nos textos aqui publicados preservam-se a grafia original portuguesa. Nascido em Lisboa, Pedro é formado em Gestão Empresarial e pós-graduado em Comunicação de Marketing. Atualmente centrado em sua atividade de formador e de escritor, participou, com seus trabalhos literários, em exposições de pintura e em diversas coletâneas de poesia lusófona, tendo sido igualmente preletor de sessões literárias. Colaborador e membro de portais artísticos, assim como colunista de revistas e blogs literários, tanto portugueses como brasileiros, é autor dos livros A jornada da loucura (2010), Nova era (2011), Palavras de luz (2012), O velho sábio das montanhas (2013), Cristal (2015), Quando as manhãs eram flor (2016) e Lydia (2018). Outros trabalhos poderão ser igualmente encontrados no blog pessoal do autor – Recortes do Real; Pedro organiza também o Uma luz a Oriente, onde partilha poemas de origem oriental, e The beating of a celtic heart, blog dedicado a traduções de poemas e canções de origem celta. 

RAFA IRENO
É escritor e crítico literário; assim, seu percurso literário se divide em dois caminhos: na academia, pesquisou o livro Crônicas da Guerra na Itália de Rubem Braga no mestrado. No doutorado, faz uma leitura entre este cronista e o poeta Jacques Prévert, refletindo sobre as relações entre poesia e política nos anos 1950 no Brasil e na França – uma pesquisa em cotutela com a Universidade Sorbonne Nouvelle. E, como escritor publicou dois livretos de ficção pela Cooperifa.

RENILDO RENE
É formado em Letras Português na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); mestrando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará (PPGL/ UFC), desenvolvendo pesquisa em torno da obra de Joaquim Manual de Macedo. Em 2022 participou da oficina de escrita criativa Resenhistas Selvagens oferecida pelo Centro Cultural Literário Escrevedeira e ministrada por Schneider Carpeggiani (editor do Suplemento Pernambuco). Como pesquisador tem interesse na interface da literatura com a memória. E para o Letras, escreve preferencialmente em torno dos romances de literatura brasileira e portuguesa.
Ler todas as posts

SÉRGIO LINARD
É leitor, estudante, pesquisador e professor de língua portuguesa. Também atua como parecerista em periódicos acadêmicos de literatura. É mestre em estudos da linguagem (PPgEL/UFRN) e desenvolve pesquisa de doutorado nesta mesma instituição, com investigação voltada para aspectos da melancolia na obra literária de Raduan Nassar. Tem vasto interesse pelas literaturas brasileira e russa bem como pelas culturas que as envolvem. Aqui, escreve resenhas críticas de textos em prosa de diversas origens e autorias. 

SOLANGE PEIRÃO 
Historiadora e diretora da Solar Pesquisas de História, escritório que trabalha com pesquisa, organização de acervos documentais e museologia. Cinéfila, tem colaborado com os sites Leitura Fílmica e Letras in.verso e re.verso.

TIAGO D. OLIVEIRA 
É de Salvador, Bahia. Trabalha com os livros e para os livros, pensa em seu sentido transformador para a vida. É graduado em Letras e mestrando em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, tendo passado pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor, poeta e escritor. Tem poemas publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados. Participou de antologias no Brasil e em Portugal, dentre elas: Contos nos is (Edições Ecopy, 2011, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo I e II (Chiado Editora, 2013, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo IV (Chiado Editora, 2016, Portugal), Antologia (Subversa, 2018, Portugal). Publicou Distraído, poesia (Editora Pinaúna, 2014), Debaixo do vazio, poesia (Editora Córrego, 2016) e Contações, poesia (Editora Patuá, 2018).

WAGNER SILVA GOMES
É praticante e amante do olhar periférico da molecagem que enxerga as coisas poeticamente. É licenciado em Letras-Português pela UFES com o trabalho de conclusão Objeto Palavra: um vagar entre matéria e pensamento na poesia de Casé Lontra Marques e pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Faculdade Estácio de Sá com o trabalho de conclusão A Condição Humana em Psicose. É poeta, romancista, professor e educador social. Publicou o romance Classe Média Baixa (Editora Pedregulho, 2014), o romance em formato digital Nix: Microfone por Tubos de Ensaio (Amazon 2017) e o livro infantil A Arrebolha na Boca da EDP Rainha, também em formato digital (Amazon 2017). Figura na décima edição da Revista Escala, nas coletâneas Osso de Escrever e Sabadufes, e em participações em saraus como o Poesia na Calçada e a Cachaçada Literária. Escreve frequentemente nas redes sociais poemas e magmas para possíveis assentamentos literários. Foi integrante do programa da rádio universitária Teatro dos Desoprimidos com o personagem Malcolm X.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ca-ca-so

Boletim Letras 360º #575

Sete poemas de Miguel Torga

A criação do mundo segundo os maias

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574