Joãozinho Malvadeza


Por João Ubaldo Ribeiro




Acho que a Copa enseja a confissão de um pecado longínquo, na minha carreira futebolística, defendendo as cores do Flamenguinho do Rio Vermelho, do São Lourenço de Itaparica e de outras agremiações menos renomadas. Zagueiro de recursos discutíveis, mas bom de carrinho, chutão e reclamação com o juiz, recebi do técnico Hélio Gaguinho a alcunha de Delegado, pelo meu “efi-ficaz po-policiamento da-da gran-grande área”.

Deu-se que, com o outro time jogando pelo empate, estávamos disputando a final do campeonato do Rio Vermelho e o gol não saía. Aí pelos 30 minutos do segundo tempo, Gaguinho me instruiu para ir ao ataque e tentar aproveitar os cruzamentos de Toninho Seminarista. Cumpri a determinação, mas não achei a bola em nenhum dos cruzamentos. Gozila, o goleiro deles, que lembrava o Dida, só que maiorzinho, catava tudo. Gaguinho me chamou de novo e mandou que, quando o goleirão fosse subir, eu pisasse nos pés dele.

Não discuti. Era só entrar na pequena área e eu já estava procurando os pés do goleiro, que logo notou, xingou minha mãe e fez sinal de que ia me pegar, mas eu, atleta disciplinadíssimo, nunca aceitei provocações do adversário. Só que o tempo terminava e nada de gol. Gaguinho me acionou outra vez:  “Seu De-delegado, ago-gora não te-tem jeito. Quan-quando o go-goleiro su-subir, dê--dê uma de-dedada na bunda de-dele”.

Tive êxito na segunda tentativa. Quer dizer, tive êxito na missão, mas, pessoalmente, não me saí tão bem, porque, ao receber a dedada, Gozila deixou de acompanhar a bola e, no meio da confusão dentro da área, me deu uma tapona no pé do ouvido que me levou a knockdown.

Celeuma, invasão de campo, gritaria, ninguém tinha visto nada direito e todo mundo desmentia todo mundo. Sua Senhoria não estava em boa posição no lance, com uma porção de jogadores obstruindo-lhe a visão. Mas terminou por controlar a situação e o goleiro o informou a respeito da dedada. Ele aí me chamou e atendi, na clássica postura de mãos nas costas.

“Senhor Delegado” disse ele. “O senhor vai agora me dar sua palavra de honra de desportista. O senhor me dá sua palavra de honra de desportista que não enfiou o dedo entre as nádegas do senhor Gozila?”

Mirei em torno. Nossa torcida, majoritária, em silêncio nervoso, todos os jogadores de olho em mim, Gaguinho aguardando meu pronunciamento, com a cara de que não demonstraria a mínima compreensão, se eu desse a resposta errada. O campeonato estava na minha mão, pois o juiz, que não vira o tapa, mas inventara alguma outra falta da defesa, tinha dito que, caso eu negasse a dedada, ia marcar pênalti a nosso favor. O senhor dá sua palavra de honra de desportista que não deu a dedada?” Dou, sim, senhor.

Delírio na nossa torcida, tentativas de me linchar, tumulto finalmente sanado, pênalti a nosso favor, Niltinho converteu, campeonato no papo e eu tive que sair sob escolta durante meses, porque Gozila queria me pegar mesmo. Conto isto para ajudar na Copa. Copa é Copa e, como sabemos, o importante é ganhar, nada de palavra de honra de desportista. Eu queria ver o que o Maradona diria ao juiz, depois daquele gol de mão.


* Crônica publicada na Edição Especial Abril na Copa, 2013. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns dos melhores começos de romances

Uma entrevista inédita com Liev Tolstói

Água viva, de Clarice Lispector

Potnia, de Leonardo Chioda

Onze filmes que tratam sobre a vida de pintores

Avenida Niévski, de Nikolai Gógol

A lista de leituras de Liev Tolstói

De Mário Peixoto, é preciso virar a página

A ignorância, de Milan Kundera

O romance perdido de Sylvia Plath